domingo, 4 de outubro de 2015

TÁ CHEGANDO! 3º ENCONTRO DA FAMÍLIA MACHADO !

 Meus avós: Isabel (Besinha) e Godeardo Machado



Tudo começou em 23 de abril de 1889.
Nesta data, nascia meu avô Godeardo Jorge Machado, na cidade de Nova Soure/Bahia, localizada na região nordeste do Estado, a 246 quilômetros da capital Salvador.

Quando tinha 22 anos, Godeardo foi trabalhar com seu irmão Juca na cidade de Esplanada/BA, na Guarda Fiscal do Estado, como Coletor de Impostos, tipo um guarda-livros da cidade. E foi em Esplanada que conheceu seu grande amor, ISABEL LEAL. Ela tinha 13 anos, ele 25 !! Por respeito, quando ele passava ela pedia a benção, e vô ficava furioso e dizia: “Nada de benção, meu nome é Godeardo”.

Mas Besinha não conseguia lembrar-se daquele nome tão esquisito. Precisava de uma “associação”. Então, pensou: GODE + PIMENTA QUE ARDE: GODE+ARDO. E foi assim que nunca mais esqueceu o nome dele. :-) 

Namoraram por 4 anos, casaram e, por incrível que pareça, vó Besinha passou 25 anos da vida grávida!! Isso mesmo! 

Dos 25 filhos, 6 foram natimortos, portanto, vingaram 19!

Infelizmente, Godeardo e Isabel já faleceram. Mas, com tantos filhos, só era de se esperar que a família Machado fosse ficando cada vez maior. 

Eu, Isabel Machado, neta, moradora em Santos/SP, fiz a árvore genealógica da família atual, baseada no desejo de tio Guido que por anos foi pedindo e juntando cópias das certidões de nascimento e casamento dos familiares.

Mas toda essa vontade deu muito trabalho, porque além de serem mais de 500 parentes (entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos), eles estão espalhados por todo o Brasil e até no exterior (embora a maioria esteja localizada em várias cidades da Bahia). E mais: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Brasília, Sergipe, Recife, Pará, Tocantins, entre outros. 

Se formos contar a família Machado em Nova Soure/BA, onde ficaram os irmãos e sobrinhos de meu avô Godeardo, teremos que somar pelo menos mais 1.000 parentes, totalizando quase 2.000 Machados!

O fato é que todos querem se conhecer, porque cada um conhece, no máximo, 20% da sua própria família. Claro que a Internet estreitou muito esses laços. Para este 3º Encontro da Família Machado, que vai ser realizado agora, em 11/10/2015, estamos nos reunindo faz tempo para tratar de tudo pelo whatsApp. 

Queremos reunir nossa família em um Encontro memorável, inesquecível ! Para que os mais novos nunca se esqueçam de suas origens, nem das tantas histórias que nossos avós nos contavam.

Pra saber mais da família MACHADO, muitas histórias são contadas pelos meus tios e estão no youtube, como a do meu tataravô João Brambrambram ter sido "tipo" cangaceiro Lampião, que engravidou uma índia, minha tataravó, nascendo Elisa Azevedo Leal, minha bisavó, mãe de minha avó Isabel (Besinha). Links abaixo.

Hoje estão vivos 13 filhos de Godeardo e Besinha. São eles: 
01 - Francisca Carmen Machado de Souza (que no dia 10/10/15, um dia antes do nosso Encontro, completará 95 anos. Nasceu em 1920. E haverá uma festa no Espaço Social da Agronordeste em Rio Real/Bahia)
02 - Ivan Leal Machado (nasceu em 1923)
03 - Luiz Machado (nasceu em 1926)
04 - Celina Machado de Macedo (nasceu em 1929)
05 - Raimunda Machado de Ávila (nasceu em 1930)
06 - Maria do Carmo Machado Dórea (nasceu em 1931)
07 - Guido Luiz Machado (nasceu em 1933)
08 - Terezinha Machado de Góes (nasceu em 1934)
09 - Manuel Azevedo Machado (nasceu em 1935)
10 - Gisélia (Eliza Aurélia) Machado Nunes (nasceu em 1936)
11 - Antonio Francisco Machado (nasceu em 1938)
12 - Maria das Neves Machado Nascimento (nasceu em 1940)
13 - Maria Pompéa Machado de Oliveira (nasceu em 1942)
Obs: Meu pai, José Machado, nasceu em 1934, mas faleceu em 2012.


LINKS:
A HISTÓRIA DE JOÃO BRAMBRAMBRAM, DA FURADA
https://youtu.be/bUU8n0UP4o0 


FAMÍLIA  MACHADO (Rio Real)
Tio Guido contando histórias sobre a vidência de sua irmã, tia Josefina Machado, já falecida. A mais velha da família, nasceu em 1919, faleceu em 1958.
https://www.youtube.com/watch?v=xOSWU3hkpD8  


D. Adelina declamando poesia - NOVA SOURE/BA - fev.2011
https://www.youtube.com/watch?v=1MBJfXxXWt8  


Bom, agora adrenalina a mil, contando as horas pra viagem semana que vem!

Minhas raízes, cheiro de mato da minha terra, cheiro de laranja, cheiro de meu pai... me aguardem ! To chegando!