sábado, 19 de setembro de 2015

INGRATIDÃO

Já disse Shakespeare: "Ter um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente!"

Confesso que nunca consegui perdoar uma ingratidão. Aliás, "dentro" do perdão, estão várias outras palavrinhas, como ressentimento, raiva, rancor, mágoa... sentimentos que vêm todos num pacote. Se você consegue administrar bem um, provavelmente conseguirá todos. E, consequentemente, abrirá seu coração para o perdão.

E lembre-se: perdoar é bem diferente de esquecer. Você pode esquecer e não perdoar. Mas não pode perdoar e não esquecer. Metade de mim ainda está nesta categoria.

Não dá pra jogar pra debaixo do tapete uma ingratidão. Passam-se os anos, ela sempre estará ali e quando menos você esperar, pronto: tropeçou naquele montinho, naquele desnível do tapete, entende? Só pra te lembrar que ela está ali, machucando, cutucando seu coração todos os dias ou de vez em quando. Mas existe.

Eu já senti a dor da ingratidão tantas vezes que fui ficando calejada.Talvez o termo certo seja gelada? Amarga? Pode ser. Ainda não aceito, nem sei se um dia vou aceitar e perdoar todas as mágoas que habitam meu coração, mas posso dizer que hoje trabalho melhor esse sentimento.

Se antes chorava 3 dias e 3 noites, inconformada, hoje uma ingratidão já não me tira mais o sono. Mas atormenta o meu dia. Um ou dois, mas fico remoendo, sim. E sei o quanto isso me faz mal.

É como aquela história: "Se alguém não gosta de você, o problema é dele, mas quando você não gosta de alguém o problema é seu" (Divaldo Franco).

A ingratidão transforma, em questão de segundos, um sentimento de amor, amizade, em rancor. O peito enche de mágoa que muitas vezes transborda em lágrimas.

Mas, hoje estou feliz comigo mesma. Mais uma ingratidão bateu à minha porta, mas eu não chorei. Revoltou-me, magoou, doeu demais, mas não tirou meu sono nem gastou minhas lágrimas.

Você que está me lendo, que me bloqueou no face ou, talvez pior, deixou seu marido me bloquear, no fundo sabes que nem merecias essas poucas linhas. Você (ou ele) cortaram laços de anos, que já tinham passado por algumas "provas" e resistido. Agora, morreram. O falecimento foi dolorido, como todos, mas inegavelmente necessário.

Não tenho raiva. Tenho pena de você e de sua submissão. Mas a sua ingratidão, hoje, me mostrou que estou me tornando uma pessoa melhor. Ainda falta muito a caminhar, nossa, como falta. Estou bem atrasada. Mas só de ter conseguido ver tudo com mais clareza me faz sentir mais leve.

Encerro com as palavras de Chico Xavier: "Perdoar os inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar os amigos é uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor."

Seja feliz.


2 comentários:

Cris guimarães AmOo Tu disse...

Exatamente isso...sentimentos que vêm todos num pacote e aquele desnível no tapete que tropeçamos. Tbm acho que a Ingratidão deve ser pior que a mordida de uma serpente. Força e Fé que vc melhore Lindinha..que nos melhoramos. Okay Bjs sdds AmO Tu

Cris Pupo disse...

Querida amiga. Também já sofri um bocado por conta de ingratidão, mas passou essa fase. E sabe como consegui? Fazendo as coisas pelos outros sem expectativas de gratidão, de retorno. Faço porque quero e sinto-me bem. Isso faz com que meu coração não se machuque. Essa é a lição do Mestre, não? Distribuirmos amor sem olhar a quem. O sem olhar a quem, para mim, é justamente isso, não esperar retorno da minha atitude. Creio na lei do retorno e deixo o Universo cuidar disso. Ultimamente tenho retorno de pessoas que passaram tão rápido por minha vida, mas sem eu perceber as marquei e no momento que preciso de uma mão amiga, um afeto, são elas quem aparecem e se disponibilizem para o que precisar. Porque quando estamos com o coração livre de qualquer sentimento ruim ou esperando um reconhecimento sempre haverão anjos ao nosso redor a nos proteger. Dê sempre o seu melhor sem expectativa e, tenha certeza, o Universo se encarrega da retribuição. E digo mais, essa expectativa que temos não passa de vaidade e orgulho, sentimentos que só nos prejudicam. Seja feliz plenamente, minha querida, Você pode, você merece. Com todo o meu carinho por você e sua querida família.